LINFOMA NÃO-HODGKIN: PREPARAÇÃO DAS CONSULTAS NO HOSPITAL E COM O MÉDICO DE FAMÍLIA 

Antes de qualquer consulta é importante pensar nos motivos que levam o doente a procurar o médico.  No caso de consultas com a equipa médica, o enfermeiro  ou o hematologista poderão responder a questões sobre o que pode acontecer durante a consulta.

Antes da consulta, o doente devem decidir se prefer ser acompanhado por um amigo ou familiar.  Deve também pensar se necessita que alguém o venha buscar, dependendo dos exames ou do tratamento que irá efectuar. 

Caso se trate da primeira consulta ou de um breve internamento, o doente pode necessitar de trazer consigo alguns documentos ou os medicamentos que está a tomar.

Além disso, antes da consulta, o doente deve informar-se do tempo que poderá ter de passar no hospital. Por exemplo, se ficar internado durante uma ou mais noites, deve trazer consigo algumas peças de vestuário e algo para fazer enquanto aguarda os tratamentos e/ou exames.

É frequente o doente ter perguntas específicas relativas aos exames que vai fazer, à sua doença e ao impacto que isso pode exercer nas suas vidas e também sobre os tratamentos possíveis. 

Dado que o doente pode ter dificuldade em lembrar-se de todas as perguntas que quer fazer, poderá anotá-las ou pelo menos, pensar nelas de antemão. Se o doente tomar nota das perguntas, fica com a certeza de que não se vai esquecer de as colocar, o que pode levar a que surjam mais questões ou problemas aos quais o médico poderá responder. Para mais informações, ver Perguntas a fazer ao médico.

 

 

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda