LINFOMA NÃO-HODGKIN: PERGUNTAS QUE O MÉDICO PODE COLOCAR

As perguntas que o médico pode fazer variam consoante o doente e em função das circunstâncias específicas. As perguntas também variam consoante a altura: durante o diagnóstico, o início e o final do tratamento. As perguntas são um auxílio importante para o médico diagnosticar a doença, avaliar os efeitos do tratamento e compreender o modo como o linfoma e o tratamento estão a afectar a vida do doente.

Na consulta inicial, o médico pode analisar os acontecimentos que estiveram na base do encaminhamento do doente.  O médico poderá fazer perguntas sobre os sintomas que o doente  possa ter tido e que levaram à suspeita do linfoma não-Hodgkin e quais os exames realizados. Embora grande parte destas informações possam constar da ficha do doente, é importante que o médico as reveja com o doente.

Durante o tratamento, o médico pode colocar questões sobre a forma como este está a correr e sobre alguns efeitos secundários que possam ter surgido.

Depois de terminado o tratamento, nas consultas periódicas de acompanhamento e exames de rotina o médico pode fazer perguntas relacionadas com o estado de saúde do doente e os sintomas que o doente possa ter manifestado desde a última consulta.

Em qualquer consulta, o médico pode solicitar exames médicos, alguns deles idênticos aos efectuados na altura do diagnóstico, como exames de estadiamento e análises ao sangue. Estes exames destinam-se a avaliar se respondeu ao tratamento, se o linfoma está a recidivar/recair ou a desenvolver-se.

 

 

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda