

TRATAMENTO DO LINFOMA NÃO-HODGKIN AGRESSIVO
O doente com linfoma não-Hodgkin agressivo pode ser diagnosticado nos estadios iniciais da doença (estadio I ou estadio II). Isto deve-se provavelmente ao rápido crescimento dos gânglios linfáticos afectados e que leva o doente a procurar o médico e a ser rapidamente encaminhado para um especialista.
O tratamento habitual para o doente diagnosticado com linfoma não-Hodgkin agressivo em estadio inicial consiste em diversas administrações combinadas de quimioterapia, em que é utilizado mais do que um medicamento, muitas vezes associado a um corticosteróide. Na maioria dos países, a terapêutica convencional inclui a associação do anticorpo monoclonal com a quimioterapia. Os anticorpos monoclonais reforçam a eficácia do tratamento sem aumentar significativamente os efeitos secundários.
Por vezes, é administrada radioterapia após a quimioterapia. A radioterapia dirige-se especificamente aos gânglios linfáticos afectados.
No tratamento do linfoma não-Hodgkin agressivo de estadio inicial (estadio I e II) cerca de 80% dos doentes podem atingir cura ou remissão. Alguns doentes não respondem ao tratamento convencional. O doente que apresenta recidiva/recaída necessita de tratamento adicional.
O doente diagnosticado com linfoma não-Hodgkin agressivo em estadio avançado (estadio III ou estadio IV) é tratado com uma combinação de quimioterapia e anticorpos monoclonais. Em certos casos, a quimioterapia é administrada por um período mais prolongado do que na doença de estadio inicial, podendo ser também aplicada radioterapia. Em termos gerais, entre 40% a 70% dos doentes com linfoma não-Hodgkin agressivo ficam curados com o primeiro tratamento administrado.
O quadro seguinte apresenta os tratamentos habituais para os diferentes estadios do linfoma não-Hodgkin agressivo, assim como os resultados prováveis
Estadio |
Tratamento |
Resultados |
Inicial (Estadios I e II) |
Quimioterapia e/ou anticorpos monoclonais; geralmente com radioterapia |
Remissão provável com possível cura |
Avançado(Estadios III e IV) sem sintomas |
Quimioterapia mais esteróide e anticorpos monoclonais; possivelmente com radioterapia |
 
 
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.
As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.
Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário
© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda