TRATAMENTO DO LINFOMA NÃO-HODGKIN: QUIMIOTERAPIA - MECANISMO DE ACÇÃO

Existem muitos tipos diferentes de fármacos para quimioterapia, todos eles visando combater as células cancerosas, através de diferentes mecanismos de acção. No entanto, todos os fármacos administrados ao doente para tratamento do linfoma não-Hodgkin actuam sob o princípio de que a probabilidade de as células cancerosas se estarem a dividir na altura do tratamento é muito superior à das células normais.

A grande maioria das células passa a maior parte do tempo em estado de repouso, dividindo-se apenas para reparar células danificadas se necessário. Em contrapartida, as células cancerosas dividem-se constantemente, motivo pelo qual provocam tantos danos.  Os fármacos para quimioterapia exploram esta diferença, combatendo as células tumorais à medida que estas se dividem.

Alguns fármacos interagem com receptores existentes na superfície das células, ao passo que outros interrompem o funcionamento normal do ADN, para que a divisão cesse.  Em muitos casos, são administradas combinações de quimioterapia para combater diferentes estadios do processo de divisão, o que aumenta a probabilidade de mais células serem mortas.

No entanto, isto também explica o facto de os fármacos provocarem efeitos secundários. Dado que a quimioterapia é um tratamento 'sistémico', na medida em que afecta todo o organismo duma só vez, os fármacos combatem também as células normais do organismo que se dividem frequentemente - como a pele, a mucosa intestinal e o cabelo. (Ver Efeitos secundários)

 

 

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda