LINFOMA NÃO-HODGKIN: SINTOMAS E EFEITOS SECUNDÁRIOS

Muitos doentes não apresentam sintomas aquando do diagnóstico de linfoma não-Hodgkin. Muitas vezes, a doença é descoberta durante um exame médico ou uma investigação relativa a outras doenças, tais como análises ao sangue ou radiografia ao tórax.

No entanto, quando surgem, os sintomas podem manifestar-se sob a forma de febre inexplicada, suores nocturnos, perda de peso não intencional, fadiga ou cansaço graves e persistentes e diminuição do apetite. Os primeiros três destes sintomas - febre, suores nocturnos e perda de peso - são frequentemente utilizados para definir o estadiamento do linfoma não-Hodgkin e são denominados sintomas 'B'. (Ver Sintomas e diagnóstico do linfoma não-Hodgkin).

O doente com linfoma não-Hodgkin podem também manifestar sintomas resultantes do tratamento, mais frequentemente em consequência da radioterapia ou quimioterapia. Estes sintomas incluem perda de apetite, fadiga, queda do cabelo, náuseas e vómitos, garganta e boca inflamadas, formigueiro nas mãos e pés e infecções.

Os sintomas do linfoma não-Hodgkin em si podem muitas vezes ser aliviados através do tratamento da doença, e muitos dos que estão associados ao tratamento desaparecem após a sua conclusão.  No entanto, e embora os sintomas variem substancialmente de doente para doente, existem medicações e conselhos simples que podem ser seguidos para reduzir os efeitos dos sintomas e viver uma vida mais normal.

 

 

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda