A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DE SI PRÓPRIO

Muitos amigos ou familiares tendem a começar a deixar de tomar conta de si próprios adequadamente. Isto pode dever-se ao facto de terem muito que fazer e não terem tempo para si próprios.  Os amigos ou familiares podem sentir-se culpados por estar a perder tempo consigo próprios em vez de o dedicarem exclusivamente ao doente. 

Porém, os amigos ou familiares não podem prestar a melhor assistência a alguém se estiverem física e emocionalmente esgotados.  Se não se sentir bem, deve consultar o seu médico, mesmo que considere que tratar de si é menos importante. Certifique-se de que come bem e dorme o suficiente. 

Deve estar também com outras pessoas para além do doente. Dedique algum tempo do seu dia para ver lojas, passear, ler um livro, dedicar-se a um hobby ou assistir a uma aula. 

 

 

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda