MIELOMA MÚLTIPLO: MEDICINA ALTERNATIVA E COMPLEMENTAR

Alguns doentes com cancro recorrem a medicinas alternativas e complementares (MAC) para atenuar a tensão ou para diminuir os efeitos secundários e sintomas:

  • Uma abordagem é considerada medicina complementar quando é combinada com o tratamento padrão.
  • Uma abordagem é considerada medicina alternativa quando é utilizada em substituição do tratamento padrão.

Alguns tipos de MAC são: acupunctura, massagens, produtos à base de plantas, vitaminas ou dietas especiais, visualização, meditação e cura espiritual. Muitos doentes afirmam que estas abordagens os fazem sentir-se melhor.

Contudo, alguns tipos de MAC podem interferir com o tratamento padrão. A combinação de MAC com o tratamento padrão pode até ser prejudicial. Antes de experimentar qualquer tipo de MAC, o doente deve conversar com o médico sobre os possíveis benefícios e riscos.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico.