MIELOMA MÚLTIPLO: CUIDADOS DE SUPORTE

O mieloma múltiplo e o seu tratamento podem levar ao aparecimento de outros problemas de saúde. O doente irá provavelmente receber cuidados de suporte para prevenir ou controlar estes problemas e melhorar o conforto e qualidade de vida do doente.

Esta secção fala sobre problemas de saúde que o mieloma pode originar e descreve os cuidados de suporte de que as pessoas podem necessitar.

INFECÇÃO

Os doentes com mieloma múltiplo contraem infecções muito facilmente. Podem receber um antibiótico ou outros medicamentos para lhe conferir maior protecção. A equipa médica pode recomendar ao doente que se mantenha longe de multidões e de pessoas constipadas ou com outras doenças contagiosas. Se desenvolver uma infecção, e se esta se agravar deverá ser tratado imediatamente. Alguns doentes necessitam de ser hospitalizados para efectuarem o tratamento.

ANEMIA

O mieloma e o seu tratamento podem levar ao desenvolvimento de anemia, o poderá fazer com que o doente se sinta muito cansado. Os fármacos e as transfusões sanguíneas podem ajudar a minimizar estes problemas.

DOR

O mieloma múltiplo causa frequentemente dores nos ossos. O médico pode sugerir formas de aliviar a dor. Por exemplo, os fármacos e a radioterapia podem ajudar a controlar a dor nos ossos. Algumas pessoas combinam estes tratamentos com massagens, acupunctura ou outras abordagens. O doente também pode aprender a controlar a dor mediante técnicas de relaxamento, como ouvir música calma ou respirar devagar e tranquilamente. Por vezes, é necessária recorrer à cirurgia se a espinal medula estiver a ser comprimida.

DESGASTE ÓSSEO

As células de mieloma impedem a formação de novas células ósseas e os ossos tornam-se finos onde quer que haja células de mieloma. O médico pode receitar medicamentos para prevenir o desgaste ósseo e ajudar a reduzir o risco de fracturas. A actividade física, como caminhar, poderá também contribuir para que os ossos se mantenham fortes.

EXCESSO DE CÁLCIO NO SANGUE

O mieloma múltiplo pode fazer com que o cálcio saia dos ossos e entre na corrente sanguínea. Se o doente tiver um nível elevado de cálcio no sangue, pode apresentar alguns dos seguintes sintomas: perda de apetite, náuseas, agitação ou confusão mental. Um nível elevado de cálcio pode também fazer com que o doente se sinta muito cansado, fraco, desidratado e com sede. Beber muitos líquidos e tomar medicamentos que diminuam o nível de cálcio no sangue pode ser de grande ajuda.

PROBLEMAS RENAIS

Alguns doentes com mieloma múltiplo têm problemas renais. Se os problemas forem graves, podem necessitar de fazer diálise. A diálise remove os resíduos do sangue.

AMILOIDOSE

Algumas pessoas com mieloma desenvolvem amiloidose. As proteínas anómalas armazenam-se nos tecidos do organismo. O aumento do nível de proteínas pode originar diversos problemas, alguns deles graves. Por exemplo, pode dar-se um aumento de proteínas no coração, causando dores no peito e pés inchados. Existem medicamentos para tratar a amiloidose.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico.