FACTORES DE RISCO ASSOCIADOS À DOENÇA DE HODGKIN

Desconhecem-se as causas da doença de Hodgkin e os médicos raramente conseguem explicar por que é que umas pessoas são afectadas e outras não. Existem, porém, algumas certezas: a doença de Hodgkin não é contagiosa, ou seja, não se "apanha" esta doença de outra pessoa.

Ao estudar os padrões do cancro na população em geral, os investigadores identificaram determinados factores de risco que são mais comuns nas pessoas afectadas pela doença de Hodgkin. No entanto, a maioria das pessoas que apresenta estes factores de risco não é atingida pela doença de Hodgkin e muitos dos que dela sofrem não apresentam nenhum dos factores de risco conhecidos.

Abaixo estão indicados alguns dos factores de risco associados a esta doença:

  • Idade/sexo - A doença de Hodgkin ocorre com maior frequência em pessoas entre os 15 e os 34 anos e depois dos 55 anos. É mais comum nos homens do que nas mulheres.
  • Antecedentes familiares - Os irmãos e irmãs dos doentes com linfoma de Hodgkin têm uma probabilidade superior à média de vir a desenvolver a doença.
  • Vírus - O vírus de Epstein-Barr é um agente infeccioso que pode estar associado a uma probabilidade acrescida de desenvolver a doença de Hodgkin.
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico.