CANCRO DO ÚTERO: TESTES E ESTADIAMENTO

Para poder planear melhor o tratamento do cancro no útero, o médico precisa de saber a extensão (estadio) da doença. O estadio baseia-se no tamanho do tumor, na disseminação (metastização) do tumor para os gânglios linfáticos, e na sua metastização para outras partes do corpo (metastização à distância). O médico pode pedir radiografias (raios-X), análises ao sangue e à urina, outros testes ou procedimentos, para perceber a extensão da doença.

Na maioria dos casos, o método mais credível para estadiar a doença é a remoção do útero (histerectomia).Na área Métodos de Tratamento encontrará informação adicional e a descrição da cirurgia. Depois da remoção do útero, o cirurgião pode procurar sinais óbvios de que o tumor tenha invadido o músculo do útero. O cirurgião pode, também, verificar os gânglios linfáticos e outros órgãos, na zona pélvica, para procurar sinais de cancro. Os tecidos removidos pelo cirurgião (útero e outros tecidos ou gânglios linfáticos) são, então, analisados por um patologista, ao microscópio.

Estas são as principais características de cada estadio da doença:

  • Estadio I: o tumor está apenas no corpo do útero; não atinge o colo do útero.
  • Estadio II: o tumor metastizou do corpo do útero para o colo do útero.
  • Estadio III: o tumor metastizou para fora do útero, mas não para fora da pélvis (e não para a bexiga ou recto). Os gânglios linfáticos, na pélvis, podem conter células cancerígenas.
  • Estadio IV: o tumor metastizou para a bexiga ou recto, ou mesmo para além da pélvis, para outras partes do corpo.
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico.