CANCRO DO RIM: QUEM ESTÁ EM RISCO

O cancro do rim desenvolve-se mais frequentemente em pessoas com idades acima dos 40 anos, mas ninguém sabe a causa exacta desta doença. Os médicos raramente podem explicar a razão de algumas pessoas desenvolverem cancro do rim e outras não. Contudo, o cancro do rim não é contagioso.
As investigações mostraram que pessoas com determinados factores de risco poderão ter maior probabilidade de desenvolver cancro do rim. Um factor de risco é algo que aumenta a possibilidade de alguém vir a desenvolver uma doença.
A partir dos estudos realizados, foi possível definir os seguintes factores de risco para o cancro do rim:

  • Tabagismo: O tabaco é um dos principais factores de risco. Os fumadores de cigarros têm duas vezes mais probabilidade de desenvolver cancro do rim, comparativamente aos não fumadores. Fumar charuto também pode aumentar o risco de desenvolver esta doença.
  • Obesidade: As pessoas obesas têm um risco acrescido de desenvolver cancro do rim.
  • Pressão arterial alta (hipertensão): Uma pressão arterial alta aumenta o risco de desenvolver cancro do rim.
  • Diálise crónica: A diálise é um tratamento para pessoas cujos rins não trabalham correctamente. Remove resíduos do sangue. Estar a fazer diálise há muitos anos é um factor de risco para desenvolver cancro do rim.
  • Síndrome de Von Hippel-Lindau (VHL): A síndrome de VHL é uma doença rara que ocorre em algumas famílias. É provocada por alterações no gene VHL. Um gene VHL anómalo aumenta o risco de desenvolver cancro do rim. Pode ainda provocar quistos ou tumores nos olhos, no cérebro e em outras partes do corpo. Os familiares de quem tem esta síndrome podem realizar um exame para avaliar se têm ou não o gene VHL anómalo. Às pessoas com um gene VHL anómalo, os médicos podem sugerir formas de melhorar a detecção do cancro do rim e de outras doenças, antes que os sintomas apareçam.
  • Profissão: Algumas pessoas têm um maior risco de desenvolver cancro do rim devido ao facto de estarem em contacto com determinados químicos ou substâncias no seu local de trabalho. Os forneiros da indústria do ferro e do aço estão expostos ao risco. Os trabalhadores expostos a amianto ou a cádmio também podem estar em risco.
  • Sexo: O cancro do rim é mais frequente nos homens do que nas mulheres. Todos os anos nos Estados Unidos são diagnosticados 20.000 e 12.000 casos de cancro do rim em homens e mulheres, respectivamente.

A maioria das pessoas que apresenta estes factores de risco, não desenvolve cancro dos rins. Por outro lado, a maioria das pessoas que desenvolve a doença, não apresenta factores de risco. As pessoas que pensam que podem estar em risco, devem discutir esta preocupação com o seu médico assistente. O médico pode sugerir formas de reduzir o risco e elaborar um plano de exames médicos adequado.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico.