CANCRO COLO-RECTAL: REABILITAÇÃO

A reabilitação é uma parte importante dos cuidados a ter numa situação de cancro. A equipa de profissionais de saúde, fará todos os esforços para ajudar a voltar às actividades normais, logo que possível.

Uma pessoa com um estoma, precisa de ter cuidados adicionais. O médico, o cirurgião e o pessoal de enfermagem podem ajudar. Muitas vezes, antes da cirurgia, o cirurgião explica o que vai acontecer e, logo após a cirurgia, ensina a pessoa a cuidar do estoma. Deverão ser abordadas questões práticas relativas ao estilo de vida, incluindo preocupações emocionais, físicas e sexuais. Frequentemente, é aconselhado o recurso a grupos de apoio.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico.