CANCRO DO CÉREBRO: A REABILITAÇÃO

A reabilitação pode constituir uma etapa fundamental do plano terapêutico. Os objectivos da reabilitação dependem das necessidades do doente e dos efeitos do tumor nas suas actividades diárias. A equipa médica pode ajudar o doente a retomar as suas actividades normais o quanto antes. Vários tipos de terapeutas podem ajudar:

  • Fisioterapeutas – Os tumores cerebrais e seu tratamento podem provocar paralisia, para além de fraqueza e perturbações do equilíbrio. Os fisioterapeutas ajudam os doentes a recuperar a força e o equilíbrio.

  • Terapeutas da fala – Os terapeutas da fala ajudam os doentes com dificuldade em falar, exprimir pensamentos ou engolir.

  • Terapeutas ocupacionais – Os terapeutas ocupacionais ajudam os doentes a aprender a levar a cabo as actividades do quotidiano, como comer, ir à casa de banho, tomar banho e vestir-se.

As crianças com tumores cerebrais podem ter necessidades especiais. Por vezes, as crianças dispõem de explicadores no hospital ou em casa. As crianças com dificuldades de aprendizagem ou memória poderão ter de recorrer a explicadores ou integrar turmas especiais quando voltam para a escola.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico.