CANCRO DO CÉREBRO: CUIDADOS DE SUPORTE

Em qualquer estadio da doença, as pessoas com tumores cerebrais recebem cuidados de suporte para prevenir ou controlar as complicações que possam surgir e melhorar o seu conforto e qualidade de vida durante o tratamento. Os doentes podem ser submetidos a tratamentos para controlar a dor e outros sintomas associados ao tumor cerebral, para aliviar os efeitos secundários da terapia ou para minimizar os problemas emocionais.

Estes são alguns tipos de cuidados de suporte para pessoas com tumores cerebrais:

  • Esteróides – A maior parte dos doentes com tumores cerebrais necessita de esteróides para atenuar o edema cerebral.

  • Medicamentos antiespasmódicos – Os tumores cerebrais podem causar ataques epilépticos. Os doentes podem tomar medicamentos anti-espasmódicos, de modo a prevenir ou controlar estes ataques.

  • Shunt – Se o líquido aumentar no encéfalo, o cirurgião pode colocar um shunt para o drenar.

Muitas pessoas com tumores cerebrais recebem cuidados de suporte, simultaneamente com tratamentos destinados a retardar a progressão da doença. Outras pessoas optam por não efectuar tratamento antitumoral, recebendo apenas cuidados de suporte para lidar com os sintomas.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico.