Medicamentos Sintomáticos

Chamam-se “medicamentos sintomáticos” pelo efeito que têm no alívio de alguns sintomas da doença, nomeadamente dos sintomas associados à inflamação.

Anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs)
São geralmente usados concomitantemente com outros medicamentos e agem rapidamente por meio do bloqueio da produção de prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pela inflamação.

Analgésicos
Este tipo de medicamentos actua na diminuição da dor, mas não intervém no processo inflamatório.

Glicocorticóides (corticosteróides)
O tratamento com glicocorticóides desenvolve uma acção quer anti-inflamatória quer reguladora do sistema imunitário. Os glicocorticóides podem ser tomados por via oral, por via intravenosa ou por via intra-articular (injectados directamente nas articulações).

Esta categoria de medicamentos é bastante útil no início da doença, por ter efeito anti-inflamatório rápido, até que outras classes de medicamentos comecem a fazer efeito.

Os Glicocorticóides são úteis também no tratamento de doentes cuja AR não esteja suficientemente controlada com o uso de medicamentos modificadores do curso da doença (DMARDs).

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.