Agentes Biológicos (DMARDs biológicos)

Os agentes biológicos são um outro grupo de fármacos que ajudam no controlo da AR. Em termos práticos, a maioria dos agentes biológicos consiste em proteínas (incluindo anticorpos) que vão agir bloqueando moléculas que dão origem à inflamação, directamente ou através do bloqueio dos receptores para essas moléculas. Alguns fármacos actualmente disponíveis inibem a acção das citocinas inflamatórias, como a IL-6 e a IL-1 ou do TNF-alfa. A IL-6 e o TNF-alfa têm um papel importante na inflamação nos doentes com AR, sendo a IL-6 a citocina mais abundante na sinovial reumatóide e desempenhando um papel central no desenvolvimento da artrite reumatóide. Outro tipo de fármacos biológicos inclui anticorpos que se ligam à superfície de uma classe de glóbulos brancos, os linfócitos B, provocando a sua morte e reduzindo, dessa forma, a inflamação das articulações. Há ainda outros fármacos que interferem com células imunitárias (denominadas células T) que contribuem para o desenvolvimento de artrite reumatóide.

Em termos clínicos, os agentes biológicos têm demonstrado proporcionar melhoria nos doentes que não respondem aos DMARDs clássicos.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.