Terapeutas

São também diversos os terapeutas que podem ajudar o doente com AR, como sejam:

  • Fisioterapeuta – executa os tratamentos prescritos pelo Fisiatra e ensina os doentes a fazer os exercícios de forma adequada, de forma a melhorar a mobilidade das articulações e o fortalecimento dos músculos. Pode avaliar as necessidades especiais de cada pessoa, optimizando os efeitos dos exercícios.
  • Terapeuta ocupacional - ajuda o doente com AR a lidar melhor com a dor e a melhorar a sua mobilidade, por meio de exercícios terapêuticos. Além disso, dá conselhos ao doente sobre como executar da melhor maneira as actividades do dia-a-dia e recomenda utensílios ou técnicas de protecção da articulação.
  • Psicoterapeuta - O profissional de saúde mental ajuda o doente com AR a lidar com as repercussões emocionais das doenças crónicas, tais como depressão, ansiedade, revolta e problemas de relacionamento. Estes profissionais poderão encaminhar o doente, quando apropriado, para uma consulta com um Psiquiatra, único profissional de saúde mental que está autorizado a prescrever medicamentos.
  • Acupunctor - O acupunctor poderá contribuir para o alívio da dor e a melhoria da mobilidade. A sua técnica baseia-se na inserção de pequenas agulhas em determinadas áreas do corpo que pode induzir a libertação de endorfinas e hormonas que actuam no alívio da dor.
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.