Sugestões para o uso de utensílios e equipamentos

  • Quando comprar produtos com teclas, como computador ou telefone, prefira os que apresentarem botões e teclas maiores;
  • Existem adaptadores e extensores para lápis, chaves, escovas, garfos, facas, e para o ajudar a calçar-se e a vestir-se, assim como utensílios para abrir tampas de medicamentos e de garrafas (ver recursos de adaptação);
  • Nos períodos de crise de dor, troque os seus utensílios de vidro e cristal por utensílios de plástico (copos, pratos, etc.). Nesses dias, o computador pode tornar-se também uma óptima ferramenta - em crise, é mais fácil desenhar pelo computador do que à mão livre, é mais fácil ler um artigo de jornal no ecrã do que ter que folhear as páginas do jornal. Caso não domine essa tecnologia, a sugestão é que faça um curso básico e passe a usá-la com mais frequência. Hoje em dia, em muitas cidades, o acesso gratuito à Internet já está disponível em bibliotecas e centros culturais.
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.