As articulações podem inflamar-se por diversas causas. Uma articulação inflamada não indica obrigatoriamente o aparecimento (ou o diagnóstico) de artrite reumatóide. O tipo de articulações que apresentam sinais de inflamação podem sugerir o diagnóstico de artrite reumatóide. A AR afecta normalmente as pequenas articulações das mãos e pés, dos punhos, cotovelos, ombros, joelhos e tornozelos; em geral fá-lo de forma simétrica, ou seja, se afectar o punho direito também afectará o punho esquerdo.
O padrão geral das articulações afectadas juntamente com as restantes manifestações clínicas e os resultados de determinadas análises laboratoriais permitem que o médico possa distinguir a AR de outra doença ou outros tipos de artrite.
A artrite pode apresentar-se em conjunto com outras doenças autoimunes, como o síndrome de Sjögren, que ocasiona inflamação das glândulas que produzem as lágrimas, a saliva, os sucos digestivos ou o fluxo vaginal, provocando secura da pele, boca, olhos, vagina, etc. Por isso, é necessário identificar a existência destes sintomas e informar o médico para que seja feito o acompanhamento e o tratamento adequado.