Sabia que...

  • A Artrite Reumatóide é uma das formas mais comuns de doença autoimune que afecta mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo.
  • É mais frequente em mulheres do que em homens, com uma relação 3:1, devido, entre outros aspectos, a factores hormonais.
  • Costuma surgir entre os 30 e os 50 anos, mas pode apresentar-se em qualquer idade. Quando se manifesta antes dos 16 anos é conhecida como artrite idiopática juvenil.
  • Os doentes que têm artrite reumatóide e fumam correm maior risco de desenvolver doença pulmonar do que pessoas que não têm artrite reumatóide e fumam.
  • Certos alimentos têm mostrado ser úteis na redução de proteínas inflamatórias, especialmente os óleos de peixe ou os ácidos gordos ómega-3, os quais interferem na síntese das prostaglandinas. As prostaglandinas são proteínas que podem ocasionar inflamação. Infelizmente, a dose elevada requerida para reduzir estas proteínas inflamatórias causa diarreia, como efeito secundário. Em geral, recomenda-se uma dieta saudável e manter o peso ideal. Isso evitará adicionar mais peso sobre os joelhos e as ancas enquanto se está de pé ou a caminhar.


Referências Bibliográficas
Moreland L. Rheumatoid Arthritis. A Clinical Guide. Lippincott Williams & Williams Eds; 2006, pág 3-6.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.