Questões Frequentes

1. O que é a Artrite Reumatóide (AR)?
A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença autoimune, sistémica, crónica e progressiva, caracterizada pela inflamação das articulações. Causa a perda da forma e do alinhamento das articulações, resultando em dor e inchaço e podendo levar à destruição irreversível da articulação e consequente incapacidade.
As manifestações características da AR incluem rigidez, inchaço, dor e limitação do movimento, principalmente nas articulações das mãos, pés, joelhos, ombros e pescoço.

2. Por que se tem Artrite Reumatóide?
A causa exacta da AR é desconhecida e até ao momento não existe cura. No entanto, sabe-se que o aparecimento da doença resulta da conjugação de determinados factores genéticos e ambientais.

3. A Artrite Reumatóide é contagiosa?
A AR não é uma doença contagiosa.

4. A Artrite Reumatóide é hereditária?
Sabemos que os factores hereditários e provavelmente algum tipo de infecção viral podem desencadear a doença. O risco de herdar a susceptibilidade à doença é baixo.

5. Porque tenho esta doença?
O importante não é tanto saber por que razão tem Artrite Reumatóide, mas conseguir ter uma atitude positiva e informar-se o melhor possível para saber como enfrentar a doença e o que fazer para a tratar. O seu médico poderá orientá-lo neste aspecto.

6. Quais são os sintomas da Artrite Reumatóide? Como reconheço que tenho AR?
No início, a doença manifesta-se habitualmente através da inflamação das pequenas articulações (mãos, punhos e pés) que se encontram rígidas pela manhã.
Aproximadamente 1 ou 2 anos depois do início da doença, podem-se encontrar as articulações deformadas.
Sinais e sintomas da Artrite Reumatóide:

  • Dor articular.
  • Inflamação articular.
  • Rigidez articular (geralmente aparece pela manhã e vai desaparecendo progressivamente à medida que o doente exerce a sua actividade diária; a duração e a intensidade são variáveis; tipicamente a rigidez matinal dura mais de meia-hora).

7. Como se diagnostica a Artrite Reumatóide?
O diagnóstico da AR pode ser um desafio devido ao facto de habitualmente ter um início gradual com sintomas subtis. Os primeiros sintomas podem incluir: aumento de temperatura, inchaço e dor nas articulações e fadiga.
O doente é normalmente avaliado por um especialista com conhecimentos para diagnosticar e tratar adequadamentea doença.
Não existe um exame simples único para confirmar o diagnóstico; este é estabelecido quando o médico relaciona a presença dos sinais e sintomas, detectados no exame físico, com os resultados dos exames de laboratório e das radiografias.

8. Quais os tratamentos existentes para a Artrite Reumatóide?
Actualmente existem múltiplos tratamentos disponíveis para controlar a AR, incluindo os utilizados para o tratamento dos sintomas e outros que modificam o curso da doença.

Anti-inflamatórios não-esteróides (AINE): controlam os sinais e sintomas da AR, como a dor e inflamação.
Glicocorticóides (corticosteróides): são medicamentos anti-inflamatórios do grupo do cortisol - um esteróide produzido naturalmente pelo corpo - que actua impedindo a inflamação.

Agentes anti-reumáticos modificadores da doença(DMARDs) convencionais: Aliviam os sintomas e são eficientes no controlo e na alteração do curso da doença.

Medicamentos biológicos modificadores da doença/Agentes biológicos: São medicamentos produzidos geneticamente, dirigidos contra moléculas e células específicas do sistema imunitário, como as citocinas (interleucina-6 e interleucina-1), o factor de necrose tumoral (TNF), ou as células B e T. Estes medicamentos têm demonstrado melhorar os sintomas da doença e retardar os danos articulares.

9. Como é avaliada a resposta ao tratamento?
A resposta ao tratamento deverá ser avaliada em intervalos regulares, de cerca de 3 meses. O médico terá requisitado análises que permitem avaliar o nível de inflamação. No dia da consulta avaliará as articulações em relação a dor e inchaço. Os dados da avaliação da articulações e das análises serão utilizados para determinar um índice (DAS - Disease Activity Score) que mede o nível da actividade da doença. Um DAS menor de 2,6 indica remissão; entre 2,6 e 3,2 baixa actividade da doença; entre 3,2 e 5,1 actividade moderada e acima de 5,1 actividade intensa. Será com base nestes valores que é avaliada a resposta ao tratamento e decidida a sua manutenção ou alteração.

10. Existe alguma probabilidade de que eu me cure da Artrite Reumatóide?
Actualmente, não existe cura para a AR. O objectivo do tratamento é atingir a remissão da doença, ou seja, alcançar um estadio em que o doente com AR possa viver a sua vida com normalidade, idêntica à que tinha antes de lhe ser diagnosticada a doença.

11. Como posso ajudar um familiar meu com AR?
A família será sempre um factor importante para conseguir que o doente enfrente a doença da melhor maneira possível. É necessário que a família o apoie e o motive para se aproximar do seu médico, para seguir o tratamento e, quando possível, acompanhá-lo às consultas.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.