Bolsas de Cidadania 2020

Candidaturas abertas até dia 31 de maio

Acaba de ser lançada a 6ª edição das Bolsas de Cidadania Roche, que visa o finaciamento, num valor total de 60 mil euros, de projetos e ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais (ONG).

Esta iniciativa procura, entre outros, fomentar a participação dos cidadãos nos processos de decisão em saúde, a informação dos doentes sobre os seus direitos, assim como a sua participação nas decisões individuais de tratamento.

Neste sentido, são considerados preferenciais para a edição de 2020, os projetos que:

  • Informem os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de cuidados de saúde;
  • Incrementem a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde;
  • Contribuam para o incremento da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores em sociedade;
  • Promovam os ganhos em saúde dos cidadãos;
  • Aumentem a literacia em saúde da população.

Candidaturas

As candidaturas deverão ser apresentadas até dia 31 de maio de 2020 respeitar, obrigatoriamente, todos os requisitos que constam no regulamento da iniciativa, incluindo o preenchimento do formulário de candidatura.

A análise das candidaturas e a proposta de decisão de atribuição das Bolsas será feita por um Júri independente, constituído por um mínimo de 5 elementos.

As bolsas a atribuir terão os seguintes valores:

  • 20 mil euros (uma bolsa);
  • 15 mil euros (uma bolsa);
  • 10 mil euros (uma bolsa);
  • 5 mil euros (três bolsas).

Esta ação enquadra-se na Política de Responsabilidade Social da empresa e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.

Para proceder à sua candidatura, carregue no botão abaixo.

 

Candidatura

 

____

Sobre os vencedores das Bolsas de 2019

O projeto vencedor da edição das Bolsas de Cidadania - 2019, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, será uma realidade no dia Mundial do Rim, em março de 2020, com o lançamento oficial aplicação móvel para gestão da doença renal crónica.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, conseguiu ampla divulgação do projeto “saúde mental, vamos descomplicar”, e tem previsto o lançamento do website em maio de 2020. A Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal desenvolveu várias iniciativas, que permitiram juntar os jovens das mais diversas áreas do país, divulgando e desenvolvendo o projeto “Jovens pela cidadania inclusiva”. A APDI, desenvolveu o seu Canal YouTube, tendo sido divulgado o último dos 5 vídeos informativos sobre a doença inflamatória, no mês de Janeiro de 2020, concretizando o propósito de informar os mais jovens de uma forma não-escrita e credível. A capacitação para a literacia na área das Demências teve também um impulso com a bolsa atribuída à Associação Alzheimer Portugal. A ANEM conseguiu desenvolver iniciativas para a consciencialização e capacitação dos doentes e comunidade, dotando-os de informação sobre os seus direitos, diminuindo a estigmatização e exclusão dos doentes com esclerose múltipla, dando assim voz à EM.

É comum a todos os responsáveis pelos projetos, a consciência da importância das Bolsas de Cidadania Roche para o lançamento, consolidação e conclusão destas iniciativas.

 

Regulamento

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, contacte-nos através do e-mail bolsas@roche.com.