Não teria trocado a Roche por outra empresa

Depois de 10 anos na divisão de Diagnósticos da Roche, abracei o projeto de conhecer a divisão Farmacêutica e integrei a equipa de Product Managers de Oncologia no arranque de 2016. Esta mudança foi um grande desafio, mas tem sido uma experiência única.

Sou licenciada em Química Aplicada, no ramo de Biotecnologia, e sempre me fez sentido seguir um percurso profissional ligado à investigação. Deste modo iniciei a minha carreira profissional como bolseira de investigação no IPO de Lisboa.

Mais tarde surgiu o interesse pela área do diagnóstico e pela indústria. Em 2005 candidatei-me a uma vaga para Especialista de Aplicações na Roche e fui selecionada. Para mim era uma passagem lógica, porque não teria de me afastar da ciência e dos laboratórios.

Desde então tive um percurso muito variado. Passei por uma área mais técnica e de pós-venda, com suporte ao cliente e à instalação de equipamentos. Comecei, depois, a ficar mais ligada ao negócio, nomeadamente ao pré-venda, como Especialista de Produto. Em 2008 entrei definitivamente no Marketing, como Gestora de Produto. Na reta final do meu percurso na divisão de Diagnósticos assumi funções de Strategic Product Manager, uma função nova, mais abrangente, em que tinha uma visão mais ampla do negócio.

Uma transição natural

O meu interesse em mudar de área começou com o desejo de conhecer a divisão Farmacêutica. Todo o processo foi visto de uma forma muito positiva e todos me apoiaram muito:

“Estamos cá para desenvolver pessoas. Se permaneces na Roche e vais ganhar competências noutra área, ficamos muito felizes com o teu desenvolvimento”, foi-me dito na altura.

De facto, o meu objetivo era complementar as competências que trazia da área do diagnóstico com as que poderia adquirir na área farmacêutica.

A minha mudança foi um processo muito natural.

Desde final de 2015 estou na Roche Farmacêutica a desempenhar funções de Product Manager de Oncologia. Apesar de ter sido um processo natural, foi um desafio, porque saí completamente da minha zona de conforto. Agora estou muito mais focada num produto e a trabalhar num modelo de marketing mais dirigido.

Uma nova forma de encarar a vida

Esta mudança fez-me ver a vida de outra forma.

Como Product Manager de Oncologia, estou na área de cancro de mama. Esta área faz-nos olhar para o tempo com uma outra perspetiva. Trabalhamos diariamente para perceber onde podemos fazer a diferença.

A Roche é inovação, sem dúvida. Agrada-me muito trabalhar numa empresa que está sempre muito atenta ao futuro, quer ao nível do desenvolvimento de novas moléculas, quer ao nível da garantia do bem-estar dos seus colaboradores.

Valorizo a preocupação da Roche com o equilíbrio da vida profissional e pessoal.

Reconheço que não teria trocado a Roche por outra empresa, por isso, o facto de a Roche Portugal juntar no mesmo edifício as duas divisões permitiu um casamento perfeito. Sinto que faço parte dos dois mundos. Não troquei um pelo outro, apenas tornei o meu mundo maior.