Carreira e desenvolvimento

A Roche é um lugar onde se aprende todos os dias, onde se constroem carreiras e se perseguem paixões.

Focamos a retenção dos nossos colaboradores e a prova disso é a aposta no desenvolvimento, no reconhecimento e nas recompensas relacionadas com o desempenho de cada colaborador.

O nosso objetivo é que todos os colaboradores alcancem o seu máximo potencial, prossigam o seu percurso de carreira e deixem a sua marca. Por isso, as oportunidades de carreira permitem que se desempenhem várias atividades e papéis, o que promove o crescimento e aprendizagem dos colaboradores. Enquanto empresa, a Roche divulga internamente todas as oportunidades de emprego, excetuando funções onde exista um plano de sucessão estabelecido.

Aprendizagem e desenvolvimento

Para a Roche é essencial proporcionar um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam incentivados a construir as suas próprias carreiras e a perseguir as suas paixões.

A Roche acredita que o desenvolvimento de carreira resulta de um trabalho conjunto dos colaboradores e da empresa, mas está nas mãos dos colaboradores levar a sua carreira ao destino que pretendem. O nosso papel é proporcionar aos colaboradores os recursos adequados para que aprendam e cresçam dentro da empresa. Além de ferramentas globais, cursos de formação e outros recursos, a Roche desenvolve programas de aprendizagem e desenvolvimento locais, alinhados com os respetivos requisitos legais e regulamentares.

Planos de sucessão

Identificar e desenvolver o potencial de candidatos internos para posições de topo da empresa é uma parte da estrutura do plano de sucessão, através do qual são recomendados para promoção os colaboradores que demostram fortes qualidades de liderança e um desempenho exemplar.

O foco passa também pela procura de candidatos externos, garantindo assim a sustentabilidade dos talentos na Roche. Fortalecer o talento das pessoas alimenta a competitividade e a inovação, fatores que asseguram que a Roche prospera.

A abordagem da gestão de talentos é feita a uma escala global, fornecendo a um conjunto amplo de colaboradores a possibilidade de assumirem posições-chave que permitem promover o seu desenvolvimento e apoiam o seu percurso profissional.

Retenção

Os níveis de retenção da Roche são um bom indicador da satisfação dos colaboradores. Assegurar que os melhores permanecem connosco significa que a gestão de talentos está a funcionar com êxito. A oferta de estabilidade de emprego a longo prazo, de oportunidades de desenvolvimento e de um ambiente de trabalho cuidadosamente avaliado contribui para que os níveis de rotação de pessoas sejam mínimos.

Liderança

Na Roche acreditamos que cada colaborador merece um líder, alguém que inspire e envolva a equipa e que ajude os colaboradores na sua evolução. Esta vontade é ilustrada nos nossos compromissos de liderança, desenvolvidos em 2012 por 1.500 líderes Roche.

Estes compromissos definem expetativas claras e uma orientação para todos os líderes de pessoas e representam o compromisso de liderança da Roche para com os colaboradores. Independentemente da área de trabalho ou nível hierárquico, cada líder é chamado a comprovar estes compromissos no seu dia-a-dia, sendo estes a base para os programas de desenvolvimento de liderança.

Líderes de pessoas

A Roche oferece uma gama de programas de desenvolvimento e liderança, incluindo o programa global Leading Leaders at Roche, projetado para desenvolver os líderes por toda a empresa, em consonância com os Roche Leadership Commitments.

Inspire-se nos líderes Roche

Assignments internacionais

Ao mesmo tempo que o alcance global do negócio se expande, a competência internacional e intercultural dos colaboradores torna-se cada vez mais importante. A experiência adquirida em assignments internacionais incentiva a partilha de perspetivas diversas e o respeito e conhecimento das culturas locais.

Dentro das suas políticas de recursos humanos, a Roche estabelece um conjunto de medidas globais e locais que permitem facilitar a transição dos colaboradores envolvidos nestes assignments internacionais. A inserção em novas culturas e novos ambientes abre um conjunto de oportunidades e desafios e, para apoiar o seu regresso a casa, auxiliamos os colaboradores e as suas famílias antes, durante e após a deslocação.

Desenvolvimento

A Roche identifica os colaboradores de topo e apoia-os com programas de desenvolvimento globais, que ascendem a cerca de 15% da despesa total em formação e desenvolvimento da companhia. Para os colaboradores em geral disponibilizam-se os meios de que necessitam para ir mais além: uma ampla gama de programas de formação, bolsas de estudo, desenvolvimento de competências, entre outros.