Vencedores das Bolsas de Cidadania de 2020

Vencedores das Bolsas de Cidadania de 2020
Vencedores das Bolsas de Cidadania de 2020

 

Assista ao vídeo para conhecer os projetos galardoados com as seis Bolsas de Cidadania da Roche em 2020.

 

 

O júri desta 6ª edição das Bolsas de Cidadania esteve reunido no dia 2 de julho, para debater e votar entre as 45 candidaturas recebidas.

Apresentamos uma breve descrição dos projetos vencedores.

 

Projeto “Humanitar - Cidadania em Saúde”

Aldeias Humanitar - Associação de Solidariedade Social

Bolsa de 20 mil euros

 

O projeto pretende reforçar o papel de apoio da Associação Aldeias Humanitar, promovendo a informação aos doentes, com um plano de literacia em saúde, com particular preocupação com a doença crónica no contexto da pandemia de Covid-19. Pretende também capacitar os cuidadores e contribuir para o reforço da capacidade de intervenção em saúde.

É proposta a criação da Linha Humanitar, que permitirá dar apoio em todos os concelhos do Douro Sul (10 concelhos que abrangem 100 mil habitantes).

 

Projeto “Futuro Feliz”

Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM)

Bolsa de 15 mil euros

 

Visa capacitar pessoas desempregadas com Esclerose Múltipla (EM), de forma a torná-las capazes de se reinserirem no mercado de trabalho. O projeto também abrange os cuidadores e suas famílias, a fim de promover e sustentar o empoderamento da pessoa com esclerose múltipla. O projeto propõe identificar as pessoas e seu ambiente, projetar currículos para os cursos e formações e tentar facilitar a inserção das pessoas com EM no mercado de trabalho e fazer uma monitorização e acompanhamento.

O projeto tem como objetivo capacitar uma centena de pessoas: 40 pessoas com EM e 60 cuidadores e familiares.

 

Projeto “Viver novamente”

Associação novamente - Associação de Apoio aos Traumatizados Crânio-encefálicos e suas Famílias

Bolsa de 10 mil euros

 

O projeto pretende apoiar pessoas que sofreram danos cerebrais graves, ajudando na sua reconstrução enquanto pessoas, tornado-as mais ativas e felizes. A associação propõe apoiar pessoas com dano cerebral adquirido através de grupos de entreajuda, que funcionem com regularidade, sendo apoiadas e motivadas por um conjunto de profissionais.

 

Projeto “Cancro Pediátrico - Desafios Parentais”

Fundação Rui Osório de Castro

Bolsa de 5 mil euros

 

O projeto passa por disponibilizar às famílias, no momento do diagnóstico, um livro que as ajude numa altura particularmente crítica das suas vidas. A Fundação Rui Osório de Castro desafiou a diretora da Unidade de Psicologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Maria de Jesus Moura, a escrever um livro especialmente dedicado às famílias.

Este livro contempla as várias fases da doença e o seu impacto, considerando a fase de desenvolvimento em que criança se encontra, e o impacto da doença oncológica da criança na vivência familiar.

 

Projeto “Cui(dar)+Gabinete de Apoio à Pessoa Cuidadora”

TAIPA - CRL, Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado

Bolsa de 5 mil euros

 

Projeto para apoiar os cuidadores no concelho de Odemira, através de suporte e acompanhamento de cuidadores formais e informais, centrado em três níveis de bem-estar: psicológico, social e físico.

Através do Gabinete de Apoio à Pessoa Cuidadora, os cuidadores podem recorrer a atendimento ou acompanhamento psicológico e social de forma gratuita.

 

Projeto “HÁBIL– Avaliação e Desenvolvimento de Pré-requisitos de Leitura, Escrita e Matemática”

Associação Pais e Amigos Habilitar

Bolsa de 5 mil euros

 

O projeto tem como objetivo central a conceção e o desenvolvimento do ambiente digital HÁBIL, para a identificação de dificuldades, treino e desenvolvimento dos pré-requisitos da leitura, escrita e matemática em crianças entre os 3 e os 6 anos diagnosticadas com Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND).

Pretende contribuir para fomentar novas possibilidades e estratégias educativa e de intervenção no desenvolvimento de competências da leitura, escrita e matemática, de modo a promover estas áreas, e outras associadas, e incluir estas crianças no contexto escolar e social.

O projeto ambiciona ainda promover diversas competências ao nível do desenvolvimento cognitivo, emocional, planeamento,memorização, resolução de problemas, atenção/concentração.