Os ensaios clínicos

Os ensaios clínicos são essenciais para confirmar a segurança e eficácia de novos medicamentos, bem como para testar novas utilizações de medicamentos já comercializados. Ensaios Clínicos cuidadosamente desenhados, conduzidos e controlados são a forma mais rápida e segura para desenvolver novos tratamentos.

Os ensaios clínicos envolvem questões éticas e alguns riscos e o seu impacto nos doentes envolvidos deve ser criteriosamente avaliado. Os responsáveis pelo planeamento e condução de um ensaio clínico devem avaliar cuidadosamente se os potenciais benefícios resultantes da participação dos doentes num determinado ensaio clínico se sobrepõem a qualquer risco que a investigação possa envolver.

Individualmente, os doentes poderão ou não beneficiar do tratamento em investigação, quando participam num ensaio clínico. Contudo, estes doentes podem experimentar outro tipo de benefícios resultantes da sua participação, como por exemplo, o apoio e conforto que resulta de uma monitorização e acompanhamento atento por uma equipa de investigação experiente e qualificada.