LINFOMA NÃO-HODGKIN INDOLENTE DE ESTADIO AVANÇADO SEM SINTOMAS

Cerca de 4 em cada 10 linfomas não-Hodgkin são classificados como indolentes, a maioria dos quais são de tipo folicular. Os linfomas não-Hodgkin indolentes são geralmente diagnosticados num estadio avançado (estadio III ou estadio IV).

A maioria dos doentes com linfoma não-Hodgkin de estadio avançado que não manifestam sintomas não necessita de tratamento aquando do diagnóstico. Terá simplesmente que efectuar exames médicos de rotina. A esta abordagem dá-se o nome de 'observar e esperar'.

Estudos clínicos têm mostrado que a vigilância na abordagem 'observar e esperar' não difere da dos doentes que iniciam tratamento logo após o diagnóstico. No entanto, a ansiedade e o stress que podem advir da abordagem 'observar e esperar' têm de ser contrabalançados com os possíveis efeitos secundários do tratamento imediato.  O médico pode recomendar que o tratamento não seja iniciado até que tal se justifique, de forma a reduzir o impacto nas vidas dos doentes. No entanto, prosseguem as investigações sobre os riscos e benefícios da abordagem 'observar e esperar'.

Se houver indicação para tratamento, recorre-se geralmente à quimioterapia. Esta pode implicar a administração de um único ou vários fármacos.

Com frequência são administradas combinações de medicamentos com anticorpos monoclonais, o que reforça a eficácia do tratamento, sem agravar significativamente os efeitos secundários.

 

 

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda