TRATAMENTO DO LINFOMA NÃO-HODGKIN INDOLENTE DE ESTADIO AVANÇADO COM SINTOMAS

Os doentes com linfoma não-Hodgkin indolente num estadio avançado, (estadio III ou estadio IV) aquando do diagnóstico e que manifestam sintomas são, em regra, inicialmente tratados com quimioterapia, com ou sem terapêutica com anticorpos monoclonais. São utilizados diversos regimes de quimioterapia, a maioria dos quais envolve mais do que um medicamento ou quimioterapia combinada com anticorpos monoclonais.

Se os sintomas forem graves, podem administrar-se antes do início do tratamento outros medicamentos denominados corticoesteróides.

Pode ser utilizada radioterapia, juntamente com outros tratamentos tais como a quimioterapia e a terapêutica com anticorpos monoclonais, para tratar aglomerados de tecido linfático.  Nestes casos, a radioterapia é dirigida especificamente a estas regiões.

Entre outros tratamentos possíveis contam-se doses elevadas de quimioterapia seguida de transplante de células estaminais.

Cerca de 75% dos doentes com linfoma não-Hodgkin indolente sintomático em estadio avançado manifestam remissão após o primeiro tratamento, que habitualmente dura entre 1,5 e 4 anos. Após esse tempo, é frequente o linfoma recidivar/recair. Pode ser necessário administrar tratamentos adicionais e encurtar o intervalo entre os mesmos, o que possibilita uma sobrevivência de 7 a 10 anos. No entanto, estes valores também dependem da idade e do estado geral de saúde do doente.

 

 

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda