LINFOMA NÃO HODGKIN: QUEDA DO CABELO

Dado que os tratamentos para o linfoma não-Hodgkin, como a quimioterapia ou a radioterapia da cabeça e do pescoço afectam as células de crescimento rápido no organismo, os doentes que as recebem têm maior probabilidade de apresentar queda ou enfraquecimento do cabelo.

Com a quimioterapia, o risco de queda do cabelo varia consideravelmente em função do tipo e frequência do fármaco utilizado; isto é, se é administrado semanalmente ou de três em três semanas. Além disso, nem todos os doentes reagem da mesma forma a um determinado fármaco, sendo que alguns perdem o cabelo todo e outros não.

Dado que a perda súbita do cabelo pode ser um grande choque, é importante que, antes de iniciar o tratamento, o doente fale com a equipa médica sobre a probabilidade de vir a perder, parcial ou totalmente, o cabelo. Em quase todos os doentes o cabelo volta a crescer assim que o tratamento termina, no entanto, o cabelo pode adquirir uma cor ligeiramente diferente e tornar-se mais encaracolado do que anteriormente. A maioria das pessoas volta a ter o cabelo normal 6 meses depois.

A maioria dos doentes que perdem o cabelo e se sentem desconfortáveis com a ideia de ficar carecas decidem usar uma peruca muito semelhante em termos de cor e estilo, que pode ser adquirida nos fornecedores de perucas. Alguns doentes preferem usar um chapéu, uma fita ou um lenço. Para que a peruca seja o mais parecida possível com o cabelo do doente, recomenda-se a sua aquisição antes de o cabelo começar a cair. 

 

 

 

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda