FISIOLOGIA E IMPORTÂNCIA DO SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático é uma parte importante do sistema imunitário do organismo, proporcionando defesa contra as infecções e outros tipos de doenças, nomeadamente o cancro. 

Um líquido transparente designado linfa circula através dos vasos linfáticos, transportando linfócitos (glóbulos brancos) para todo o organismo.

Os vasos linfáticos passam através dos gânglios linfáticos.  Estes gânglios linfáticos contêm um grande número de linfócitos e actuam como filtros, capturando organismos infecciosos, tais como as bactérias e os vírus.

Os gânglios linfáticos tendem a agrupar-se em várias partes do corpo como por exemplo, nas axilas, no pescoço e nas virilhas.

Quando uma região do organismo está infectada ou inflamada, os gânglios linfáticos mais próximos aumentam de tamanho e tornam-se mais sensíveis. É o que acontece, por exemplo, quando uma pessoa tem a garganta inflamada e os gânglios do pescoço incham. O líquido linfático é drenado da garganta para os gânglios linfáticos do pescoço, onde o organismo infeccioso pode ser destruído e impedido de se disseminar para outras partes do organismo.

 

 

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda