Quais os tipos de linfomas não-Hodgkin - www.linfoma.com.pt

TIPOS DE LINFOMAS NÃO-HODGKIN

Consoante a sua classificação - indolente e agressivo - existem muitos tipos diferentes de linfomas não-Hodgkin. Estão disponíveis diversos exames de diagnóstico para identificar o tipo de linfoma não-Hodgkin apresentado pelo doente.  Os resultados destes exames fornecem informações adicionais sobre o curso provável da doença e o melhor tratamento a realizar.  O tipo de linfoma não-Hodgkin é decidido por:

Para se poder identificar o tipo de linfoma não-Hodgkin é necessário proceder à colheita de uma amostra de tecido para posterior análise microscópica e laboratorial.  O doente é submetido a uma biopsia , para extrair cirurgicamente a totalidade, ou apenas uma parte, de um gânglio linfático.

A maioria das pessoas com linfoma não-Hodgkin apresenta células ou linfócitos B anómalas ou células de linfoma B.  A presença de linfócitos T do linfoma não-Hodgkin são bastante mais raros e surgem mais frequentemente em crianças e jovens. 

Se a análise microscópica dos gânglios afectados mantêm uma distribuição normal das células, o linfoma recebe a designação de folicular. Caso contrário, o linfoma recebe a designação de difuso.  Em geral, os linfomas foliculares são abrangidos pela classificação de indolentes, devido às características do seu curso clínico, ao passo que a maioria dos linfomas difusos se enquadram na classificação de agressivos, pelo mesmo motivo.

Os marcadores existentes na superfície das células anómalas podem ser úteis para identificar o tipo de linfoma e determinar o melhor tratamento a administrar.  A escolha do tratamento mais adequado é uma tarefa complexa dado que existem mais de 30 tipos de linfomas e que não é fácil fazer generalizações dentro de cada tipo.  Por conseguinte, é importante que o doente esclareça qualquer questão que possa surgir com o seu médico especialista.  Para mais informações, consulte Tratamento do Linfoma não-Hodgkin.

O quadro seguinte apresenta os principais tipos de linfomas não-Hodgkin

Linfoma não-Hodgkin indolente

Linfoma não-Hodgkin agressivo

Linfoma folicular

Linfoma difuso de grandes células B

Linfoma difuso de pequenas células

Linfoma de células do manto

Linfoma MALT

Linfoma linfoblástico

Linfoma de pequenos linfócitos

Linfoma primário do mediastino de grandes células B

Macroglobulinemia de Waldenstrom

Linfoma de Burkitt

Nota: Os tipos relativos a cada classificação podem variar significativamente sendo os respectivos tratamentos diferentes consoante o tipo





Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso.

As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

 

Termos Legais | Política de Privacidade | Glossário

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química Lda