Leucemia: Quais as formas Diagnóstico da Leucemia no infoCancro
infoCancro - Tudo sobre cancro
Roche

LEUCEMIA: FORMAS DE DIAGNÓSTICO

Se uma pessoa apresenta sintomas que sugiram leucemia, o médico tem que proceder a uma observação cuidadosa, e pedir todos os exames complementares necessários, bem como perguntar acerca da sua história clínica e familiar.

Os exames e análises para diagnóstico, podem incluir:

  • Exame físico: o médico observa a pessoa, para verificar se existem alterações, por exemplo, dos gânglios linfáticos, do baço e do fígado.
  • Análises sanguíneas: o laboratório faz a contagem de células do sangue. A leucemia causa uma grande elevação da contagem dos glóbulos brancos, ou diminuição dos mesmos . Também provoca níveis baixos de plaquetas e hemoglobina. Através da análise do sangue, no laboratório, também pode verificar-se se a leucemia afectou o fígado e os rins.
  • Biópsia: o médico remove uma porção de medula óssea, do osso da bacia; a amostra é analisada ao microscópio, por um patologista. Uma biópsia corresponde à remoção do tecido ósseo, para verificação da existência de células cancerígenas. A biópsia é o único método seguro de saber se as células tumorais se encontram na medula óssea.
    Existem dois processos para obter medula óssea. Algumas pessoas farão os dois procedimentos:
    • Aspiração da medula óssea: o médico usa uma agulha, para remover amostras de medula (interior do osso).
    • Biópsia da medula óssea: o médico usa outro tipo de agulha, para remover um pedaço de osso.
    A anestesia local ajuda a sentir menor desconforto.
  • Citogenética: no laboratório, são feitas análises aos cromossomas de células colhidas de amostras de sangue periférico, de medula óssea ou de gânglios linfáticos.
  • Punção lombar: o médico remove algum líquido cefalo-raquidiano (líquido que preenche o espaço dentro e em redor do cérebro e da espinal medula). O médico usa uma agulha fina, para remover líquido da coluna vertebral. O procedimento é realizado com anestesia local. Depois, a pessoa tem que permanecer deitada, na horizontal, durante algumas horas, para evitar que tenha dores de cabeça. O líquido é analisado, num laboratório, para detecção de possíveis células tumorais ou outros sinais de patologias.
  • Radiografia ao tórax: os raios-X são importantes para avaliar indirectamente os pulmões e o coração.

Antes de fazer uma aspiração ou uma biópsia de medula óssea, pode querer colocar algumas questões ao médico:

  • Vai fazer a colheita da amostra de medula da anca ou de outro osso?
  • Quanto tempo demora este procedimento? Estarei acordado? Vai doer?
  • Quando terá os resultados? Quem mos vai explicar?
  • Se eu tiver leucemia quem vai falar comigo acerca do tratamento? Quando?



Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.