Cancro do Estômago: informação sobre o Cancro do Estômago no infoCancro

O CANCRO DO ESTÔMAGO

A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro do estômago é, inquestionavelmente, necessária; cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. Estão também a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro do estômago, durante e após o tratamento.

O ESTÔMAGO

O estômago faz parte do aparelho digestivo. Está localizado no abdómen superior, debaixo das costelas. A porção superior do estômago está ligada ao esófago e a porção inferior conduz ao intestino delgado.

Quando os alimentos entram no estômago, os músculos da parede do estômago criam um movimento ondulado, que mistura e esmaga os alimentos. Simultaneamente, os sucos produzidos pelas glândulas do revestimento do estômago ajudam a digerir os alimentos. Após cerca de 3 horas, os alimentos transformam-se num líquido, que segue para o intestino delgado, onde continua o processo da digestão.

O cancro do estômago, também chamado de cancro gástrico, pode desenvolver-se em qualquer parte do estômago, e pode "espalhar-se", ou seja, disseminar-se, através do estômago e para outros órgãos. Pode crescer ao longo da parede do estômago, para o esófago ou para o intestino delgado. Pode, ainda, atravessar a parede do estômago e "invadir" os gânglios linfáticos, órgãos como o fígado, pâncreas e cólon. O cancro do estômago pode, também, propagar-se para órgãos distantes, como os pulmões, ovários e para os gânglios linfáticos acima da clavícula.
Quando o tumor se propaga para outra zona do corpo, o novo tumor tem o mesmo tipo de células anómalas, e o mesmo nome que o tumor primário. Por exemplo, se o cancro do estômago se propaga para o fígado, as células cancerígenas do fígado são células de cancro do estômago: chama-se cancro do estômago metastizado, e não cancro do fígado. No entanto, quando o cancro do estômago se propaga para um ovário, o tumor no ovário é chamado de tumor de Krukenberg (também este tumor, com o nome de um médico, não é uma doença diferente, mas sim cancro do estômago metastizado, em que as células cancerígenas são células de cancro do estômago, ou seja, do tumor primário).

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.