O CANCRO DO COLO DO ÚTERO

O Colo do Útero

O colo do útero faz parte do aparelho reprodutor feminino. É a parte inferior e mais estreita do útero. O útero é um órgão oco, em forma de pêra, situado no abdómen inferior. O colo do útero liga o útero à vagina que, por sua vez, conduz ao exterior do corpo.

O canal cervical é uma passagem. O sangue é libertado do útero e passa através do canal até à vagina, durante o período menstrual da mulher. O colo do útero também produz muco, que ajuda os espermatozóides a deslocarem-se desde a vagina até ao útero. Durante a gravidez, o colo do útero contrai-se para ajudar a manter o bebé no interior do útero. Durante o parto, o colo do útero abre-se (dilatação) para permitir a passagem do bebé através da vagina.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico.