Cancro do Cérebro: Informação sobre o Cancro do Cérebro no infoCancro

O CANCRO DO CÉREBRO

Aqui poderá encontrar informações importantes sobre tumores cerebrais: possíveis causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e cuidados de acompanhamento. Encontrará ainda informações destinadas a ajudar os doentes a lidar com tumores cerebrais.

Tumores Cerebrais Primários e Secundários

Um tumor que surge inicialmente no cérebro é designado por tumor cerebral primário. Nas crianças, a maioria dos tumores cerebrais são primários. Nos adultos, a maioria dos tumores cerebrais correspondem a tumores do pulmão, da mama ou de outras regiões que metastizaram para o cérebro. Quando tal acontece, não se trata de um tumor cerebral, mas sim de um tumor secundário. A sua designação depende do órgão ou do tecido de origem.

O tratamento dos tumores cerebrais secundários depende do local de origem e da extensão da doença.

O Cérebro

O cérebro é uma massa de tecido mole e esponjoso. Encontra-se protegido pelos ossos da caixa craniana e por três membranas muito finas designadas por meninges. O líquido cefalorraquidiano, um fluído aquoso, protege e amortece o cérebro. Este fluído circula pelos espaços entre as meninges e pelos espaços no interior do cérebro designados por ventrículos.

Uma rede de nervos transporta mensagens bidireccionais entre o cérebro e o resto do organismo. Alguns nervos vão directamente do cérebro para os olhos, ouvidos e outras zonas da cabeça. Outros nervos percorrem a espinal medula, a fim de ligarem o cérebro às outras partes do organismo. No interior do cérebro e da espinal medula as células nervosas são rodeadas por células gliais, destinadas a mantê-las no lugar.

O cérebro controla tudo o que decidimos fazer (ex.: andar e falar) e aquilo que o nosso corpo faz sem termos de pensar (ex.: respirar). O cérebro é ainda responsável pelos nossos sentidos (visão, audição, tacto, paladar e olfacto) e pela memória, emoções e personalidade.

As três principais estruturas do cérebro controlam diversas actividades:

  • Cérebro – O cérebro é a porção mais volumosa do encéfalo e situa-se na parte superior do cérebro. Utiliza a informação dos nossos sentidos para nos informar sobre o que nos rodeia e indica ao nosso organismo como deve reagir. Controla a leitura, o pensamento, a aprendizagem, a linguagem e as emoções.

    O cérebro é composto pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, que controlam actividades distintas. O hemisfério direito controla os músculos do lado esquerdo do corpo. O hemisfério esquerdo controla os músculos do lado direito do corpo.

  • Cerebelo – O cerebelo situa-se na parte posterior do cérebro. O cerebelo controla o equilíbrio, bem como acções mais complexas, como andar e falar.

  • Tronco Cerebral – O tronco cerebral liga o encéfalo à espinal medula. Controla a fome, a sede, a respiração, a temperatura corporal, a pressão arterial e outras funções básicas do corpo.

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.