Cancro da Mama: O que é o cancro da mama avançado?
Cancro da Mama: O que é o cancro da mama avançado?

O que é o cancro da mama avançado?

Fala-se de cancro da mama avançado ou cancro da mama metastizado quando as células cancerosas do tumor original (primário) se separaram, deslocando-se para outra parte do corpo. São transportadas na corrente sanguínea ou na linfa, que é o fluido incolor existente no sistema linfático.

Legenda:
a) - principal vaso sanguíneo e via de metastização
b) - Músculo peitoral
c) - gânglios e vasos linfáticos
d) - Tecido mamário

Estas células migratórias podem morrer ou permanecer adormecidas durante muitos anos, antes de serem reactivadas. Podem, no entanto, originar tumores secundários (metástases) em vários locais do corpo, como por exemplo os pulmões.


Legenda: Células cancerosas escapam-se do tumor
principal alcançando os vasos sanguíneos
ou linfáticos, permitindo que o cancro atinja outros órgãos

Onde são encontrados mais frequentemente os tumores secundários?

Pode-se desenvolver um tumor secundário próximo do local inicial, no tecido da mama ainda não atingido ou na cicatriz da mastectomia, onde a mama foi retirada. Isto é conhecido como recidiva local. As células cancerosas transportadas na corrente sanguínea alojam-se com mais frequência nos ossos, no fígado ou nos pulmões e, ocasionalmente, atingem o cérebro. As células transportadas na linfa instalam-se nos gânglios linfáticos nas axilas. No entanto, em geral, o cancro não ataca todos estes locais simultaneamente.


Legenda: Localizações secundárias comuns

Quais são os sintomas do cancro da mama avançado?

Por norma o cancro da mama, na fase inicial ou não dá nenhum, ou dá um pequeno sinal que é habitualmente detectado num check-up de rotina.

Contudo poderá sentir outros sintomas, tais como fadiga, mal-estar e falta de apetite, embora estes sintomas sejam comuns a muitas outras situações, não só ao cancro.

Poderá também sentir um conjunto de sintomas possíveis, dependendo da zona do corpo afectada. Por exemplo:

  • Área da mama: um pequeno caroço ou nódulo e por vezes saída de fluido.
  • Ossos: dor persistente.

Outros sintomas, provocados por níveis anómalos de cálcio no sangue, incluem sede, vontade frequente de urinar, náuseas, fadiga, prisão de ventre, irritabilidade e confusão.

  • Fígado: Mal-estar, letargia, náuseas, perda de apetite, icterícia (coloração amarela da pele e do globo ocular), prurido.
  • Pulmões: Falta de ar, tosse seca.
  • Cérebro: Dores de cabeça, náuseas, fraqueza em um ou mais membros.
  • Gânglios linfáticos: Inchaço da axila e ao longo do braço.

Como é diagnosticado o cancro da mama avançado?

O cancro da mama avançado pode ser detectado pelo aparecimento destes sintomas ou pela sua recorrência. Nalgumas doentes o cancro da mama é diagnosticado já como cancro da mama avançado, enquanto que a outras, que já tinham recebido tratamento para cancro da mama, exames subsequentes podem indicar que a doença evoluiu para cancro da mama avançado. Para além das análises ao sangue, podem revelar-se necessários outros exames, para confirmar o diagnóstico. Estes exames podem incluir: Raios-X ao tórax e ao esqueleto, tomografia computorizada, ressonância magnética e ecografia. Os especialistas dedicam especial atenção aos locais mais prováveis para o aparecimento de metástases: pulmões, fígado, ossos e cérebro.

O que é o HER2?

O aumento ou sobre-expressão do receptor HER2 corresponde a um sub-tipo específico de cancro da mama, denominado cancro da mama HER2 positivo (HER2+); este aumento é detectado, nos tecidos, por uma técnica laboratorial.
Saiba mais

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química, Lda - Termos Legais - Política de Privacidade