Cancro da Mama HER2+: HER2 - o essencial

HER2 o essencial

O gene do receptor-2 do factor de crescimento epidérmico humano (HER2) é um proto-oncogene que codifica o receptor do HER2. O receptor é uma glicoproteína transmembranária de 185 kD, designada por p185HER2, um de uma família de quatro receptores do factor de crescimento, intimamente relacionados, designados por HER1 a HER4. Estes receptores são receptores transmembranários da tirosina quinase, dotados de actividade estimulante do crescimento.

A família de receptores HER está envolvida na regulação do normal desenvolvimento e crescimento da mama. As duas classes conhecidas de ligandos desta família de receptores, os ligandos do tipo EGF e as neuregulinas, demonstraram estimular o desenvolvimento lobulo-alveolar da glândula mamária de ratinho em culturas e in vivo. Pelo contrário, a expressão de HER1 anómalo está associada ao desenvolvimento glandular alterado e insuficiente.

Os receptores do HER parecem existir sob a forma de monómeros sobre a superfície celular. Estes monómeros formam receptores activos-dímeros, que são estabilizados por ligação ao ligando. Pode ocorrer dimerização entre moléculas idênticas de receptores homodímeros ou entre diferentes membros da família de receptores HER heterodímeros. O HER2 parece ser o parceiro preferido para a heterodimerização, dentro da família, sendo frequentemente transactivado por ligandos do tipo EGF, o que resulta na formação de heterodímeros HER1/HER2, e por neuregulinas, induzindo a formação de heterodímeros HER2/HER3 e HER2/HER4.

A ligação do ligando a um complexo receptor heterodímero, incluíndo a proteína HER2, conduz à activação da actividade intrínseca da proteína tirosina quinase. A ligação do ligando aos heterodímeros com HER2 e a sua identificação a partir destes heterodímeros, parece ser particularmente forte. Ocorre auto-fosforilação da tirosina em resultado da ligação ao ligando, desencadeando uma série de eventos em cascata que resultam na transmissão de sinais através da membrana celular e através do espaço intracelular até ao núcleo. A posterior activação do gene conduz à estimulação mitogénica.

O que é o HER2?

O aumento ou sobre-expressão do receptor HER2 corresponde a um sub-tipo específico de cancro da mama, denominado cancro da mama HER2 positivo (HER2+); este aumento é detectado, nos tecidos, por uma técnica laboratorial.
Saiba mais

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química, Lda - Termos Legais - Política de Privacidade