Cancro da Mama HER2+: Amplificação / aumento da expressão do HER no cancro

Amplificação/aumento da expressão do HER2 no cancro

Estudos realizados in-vitro e no animal indiciam claramente que o aumento da expressão da proteína HER2 tem um papel fundamental na transformação oncogénica e na tumorigénese. Tal como foi demonstrado, a transfecção do gene HER2 nas linhagens celulares dos tumores do ovário e da mama, humanas, originam características mais agressivas de crescimento. Além disso, o crescimento de linhagens celulares de tumores resultantes de xeno-enxertos e de cancro da mama humano, que aumentam a expressão dos receptores do HER2, é inibida por anticorpos monoclonais dirigidos ao receptor HER2.

A sequência habitual da transformação oncogénica parece iniciar-se com a amplificação do gene HER2. Isto origina duas vezes mais cópias dos genes do que é habitual nas células epidérmicas: 5 cópias de genes por célula é um valor adequado para começar a definir a amplificação do gene, sendo comum existir um valor > 10 cópias de genes por célula, no estado "amplificado". A amplificação do gene HER2 aumenta a transcrição do gene, originando níveis aumentados de ARNm HER2 e o aumento da síntese proteica do HER2. Em consequência, aumenta a expressão da proteína HER2 na superfície celular - receptores - causando, provavelmente, a activação constitutiva dos receptores homodímeros do HER2, sem ligação aos ligandos. Isto resulta no crescimento celular desordenado e em transformação oncogénica, em determinadas situações, dando origem ao cancro.

O que é o HER2?

O aumento ou sobre-expressão do receptor HER2 corresponde a um sub-tipo específico de cancro da mama, denominado cancro da mama HER2 positivo (HER2+); este aumento é detectado, nos tecidos, por uma técnica laboratorial.
Saiba mais

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química, Lda - Termos Legais - Política de Privacidade