Cancro da Mama: Tratamento

Tratamento

O cancro da mama pode ser tratado com diversas modalidades terapêuticas, incluindo a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia (mastectomia, quadrantectomia ou tumorectomia), a terapêutica hormonal e a terapêutica biológica ou imunoterapia. Estes tratamentos são administrados com o objectivo de curar o cancro, em estadios iniciais, e/ou limitar a disseminação da doença e aliviar os sintomas, em estadios mais avançados.
 
Há diversos factores que afectam o sucesso da terapêutica:
  • tipo, tamanho e velocidade de crescimento do tumor primário;
  • número de gânglios linfáticos envolvidos;
  • expressão aumentada de determinados oncogenes;
  • estado dos receptores de estrogénios e/ou progesterona e dos receptores do factor de crescimento epidérmico.

Novas opções terapêuticas

Tratamentos sistémicos contra o cancro, como a quimioterapia e a radioterapia, têm sido as principais armas usadas na luta contra o cancro. No entanto, ainda que continuem a ser tratamentos muito utilizados e com eficácia comprovada, estão associados a inúmeros efeitos secundários, por vezes debilitantes.

Actualmente já estão disponíveis novas terapêuticas, com mecanismos de acção inovadores que actuam directamente nas células cancerígenas, aumentando a eficácia e diminuindo a toxicidade associada.

O que é o HER2?

O aumento ou sobre-expressão do receptor HER2 corresponde a um sub-tipo específico de cancro da mama, denominado cancro da mama HER2 positivo (HER2+); este aumento é detectado, nos tecidos, por uma técnica laboratorial.
Saiba mais

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química, Lda - Termos Legais - Política de Privacidade