Cancro da Mama: As células cancerígenas
Cancro da Mama: As células cancerígenas

As células cancerígenas

A divisão celular é um processo sujeito a um estreito controlo, por parte dos mecanismos reguladores do organismo. No entanto, por vezes este processo ordeiro e controlado corre mal: algumas células não respondem aos sinais enviados pelo organismo para pararem de se dividir, prosseguindo a sua multiplicação. Estas células "anómalas" designam-se por células cancerígenas. Os mecanismos de autodefesa do organismo, como o sistema imunitário, habitualmente destroem estas células. Quando tal não acontece, e algumas células cancerígenas "escapam", continuando a desenvolver-se, forma-se um tumor.

Existem dois tipos de tumor: os benignos e os malignos. Os tumores benignos são menos preocupantes porque se restringem a uma área do organismo. Por sua vez, os tumores malignos podem "espalhar-se" ou disseminar para outros tecidos e órgãos, o que dificulta o seu tratamento.

O que é o HER2?

O aumento ou sobre-expressão do receptor HER2 corresponde a um sub-tipo específico de cancro da mama, denominado cancro da mama HER2 positivo (HER2+); este aumento é detectado, nos tecidos, por uma técnica laboratorial.
Saiba mais

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e conduzidos por profissionais de saúde, sendo o médico que acompanha o doente quem poderá indicar qual o tratamento adequado a cada caso. As instruções do médico e dos restantes profissionais de saúde que o acompanham devem ser rigorosamente seguidas, pelo que sugerimos que contacte sempre o seu médico ou farmacêutico.

© Todos os direitos reservados Roche Farmacêutica Química, Lda - Termos Legais - Política de Privacidade