Marcadores das HepatitesAntigénio HBs, Anticorpo anti-HBc e anti-VHC

Marcadores

Como se faz habitualmente o diagnóstico das hepatites virais B e C?

Na grande maioria dos casos, as pessoas que têm infecções crónicas pelos vírus da hepatite B (VHB) ou vírus da hepatite C (VHC) estão assintomáticas pelo que o diagnóstico assenta nas análises ao sangue. Estas análises, que se designam por testes de rastreio, podem ser efectuadas no decurso de uma avaliação de rotina em indivíduos que tenham estado expostos a qualquer situação considerada de risco, são realizadas em doentes com manifestações clínicas de doença do fígado cuja causa não é ainda conhecida e, habitualmente, estão incluídas no estudo laboratorial que se faz na gravidez.

No caso da hepatite B, as análises (ou marcadores) habitualmente realizadas no âmbito do rastreio são o Antigénio HBs, o Anticorpo anti-HBc total, e o Anticorpo anti-HBs. Estes três marcadores podem ser pedidos no âmbito da Medicina Geral e Familiar (Centro de Saúde) e permitem fazer, de acordo com a tabela que se encontra anexada em baixo, um diagnóstico inicial da situação clínica desse doente.

Nos casos em que são necessárias análises mais específicas para caracterizar melhor a doença e avaliar o seu estádio/gravidade, o doente deve ser referenciado a uma consulta da especialidade.

Em relação à hepatite C, o marcador mais importante para o rastreio é o anticorpo anti-VHC que também deve ser pedido de forma sistemática em indivíduos que tenham estado expostos a qualquer situação considerada de risco para esta infecção. Tal como os marcadores da hepatite B, esta análise também é realizada em todos os doentes com manifestações clínicas de doença do fígado de causa desconhecida e habitualmente faz parte do estudo laboratorial feito às grávidas. Nos casos em que o anticorpo anti-VHC é positivo está indicada a realização de testes mais específicos para o VHC nomeadamente a pesquisa/quantificação do ARN viral, a genotipagem e a avaliação da gravidade da doença hepática subjacente. Este tipo de avaliação e as análises específicas devem ser realizadas e interpretadas no âmbito das consultas de especialidade. Para melhor esclarecimento por favor consulte - Tabela Hepatite B ou Tabela Hepatite C.