Viver com Hepatite : Como se Alimentar
Tipos de Hepatite

Como se Alimentar?

Não é preciso seguir regimes dietéticos especiais nem é conveniente eliminar alguns grupos de alimentos sob pena de desequilibrar o organismo, deixando-o com carências proteicas e vitamínicas agravando assim a sensação de cansaço. No entanto, há casos em que podem estar indicados alguns cuidados adicionais pelo que é sempre útil aconselhar-se com o seu médico.

Por exemplo, os doentes em fase mais avançada da doença como seja a cirrose hepática, poderão ter que cumprir uma dieta com restrição de sal.

O ideal é seguir uma dieta equilibrada que contemple todos os componentes da pirâmide alimentar. Não é necessário, por exemplo, eliminar as gorduras, mas podem evitar-se os fritos e substituir as gorduras animais por óleo de girassol, soja ou azeite. Também deverá saber que não existem chás ou águas minerais com poderes milagrosos sobre o fígado.

Os doentes podem tomar café, mas o consumo de álcool é desaconselhado (e está proibido durante a fase de tratamento) dado, que pode favorecer a replicação do vírus e aumentar o risco de cirrose e cancro do fígado.