2.ª Edição Bolsas de Cidadania distingue 5 projetos

Oncologia, diabetes e estimulação sensorial são as áreas premiadas com as Bolsas de Cidadania Roche 2016 

  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image

A Roche Portugal atribuiu hoje, 21 de junho, cinco bolsas de financiamento, no valor de 45 mil euros que pretendem viabilizar os melhores projetos desenvolvidos por associações de doentes ou outras organizações não governamentais (ONG) focadas na promoção da saúde junto de doentes.

Na 2.ª edição deste programa de financiamento foram distinguidos 3 projetos na área da oncologia, um na área da diabetes e outro na área da estimulação sensorial.

Todos os projetos premiados pelas Bolsas de Cidadania Roche 2016 têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos doentes.

A iniciativa recebeu 35 candidaturas, que foram avaliadas por um júri independente, constituído por reconhecidas personalidades do setor da saúde: Maria de Belém Roseira (ex-Ministra da Saúde), Francisco George (Diretor-Geral da Saúde), Mário Carreira (Direção Geral da Saúde), Henrique Luz Rodrigues (Presidente do Infarmed), José Manuel Pereira de Almeida (Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde e médico oncologista), Vera Lúcia Arreigoso (jornalista de saúde do Expresso) e Miguel Sanches (Diretor Médico da Roche).

Maria de Belém Roseira, representante do júri, sublinhou a importância destas bolsas para a sociedade. “Estes prémios permitem distinguir atitudes, distinguir obra realizada por organizações que servem a comunidade em que se inserem”, disse, acrescentando que a intenção do júri foi também a de “distinguir o espaço para a inovação” que os projetos a concurso representam.

Bibi Sattar Marques, presidente da IPSS aTTitude, explicou que “a bolsa é fundamental porque é um apoio muito significativo para o nosso projeto”. A aTTitude vai “desenvolver a sua plataforma online e realizar workshops e formações em 10 hospitais de referência em oncologia no país”, acrescentou a responsável.”Vamos chegar a profissionais de saúde, cuidadores e familiares de doentes com cancro e aumentar a literacia de saúde da população em geral”, concluiu.

Instituições

Bolsa 15.000 euros

ATTitude

Nutrição oncológica - Capacitar, Informar & Formar


Bolsas 10.000 euros

ACREDITAR - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

Dreaming with survivers

Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra

Coimbra Inclusiva


Bolsas 5.000 euros

AJDP - Associação de Jovens Diábéticos de Portugal

Projeto AJDP nas Escolas

APCL - Associção Portuguesa contra a Leucemia

Website sobre doenças hemato-oncológicas 

Projetos

ATTitude

O objetivo da ATTitude é dotar os doentes oncológicos e os cuidadores de ferramentas que possibilitem aumentar a qualidade de vida do doente oncológico em tratamento.

ACREDITAR

A ACREDITAR, em colaboração com a Dream Teens, pretende que crianças e jovens com cancro ou com histórico da doença sejam capazes de identificar necessidades e lacunas sociais, educativas e legais.

Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra

O projeto da Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra visa criar uma sala de Snoezelen (centro de estimulação sensorial).

AJDP

A AJDP pretende informar a comunidade escolar sobre a diabetes e as suas implicações diárias.

APCL

O website visa promover o conhecimento sobre as doenças hemato-oncológicas e a interação entre doentes, familiares e cuidadores e a APCL.