"Bolsas de Cidadania" premeiam projetos de apoio a doentes

A Roche Portugal entregou a 8 de junho de 2015 cinco bolsas de financiamento, no valor de 45 mil euros, que pretendem viabilizar projetos desenvolvidos por associações de doentes ou outras organizações não-governamentais (ONG), cujo objetivo seja a promoção da saúde junto de doentes.

As 35 candidaturas recebidas foram avaliadas por um júri independente, onde se incluíram personalidades como

Maria de Belém Roseira (deputada e ex-Ministra da Saúde), Hélder Mota Filipe (Vice-Presidente do Infarmed), José Manuel Pereira de Almeida (Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde), Diana Mendes (Jornalista do Diário de Notícias) e Miguel Sanches (Diretor Médico da Roche).

Foram escolhidos projetos focados na defesa dos direitos dos doentes e na promoção da saúde na comunidade.

A sessão de entrega das bolsas, que decorreu no auditório da Roche Portugal, contou também com a participação de Jorge Morgado, Presidente da DECO, Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, que falou sobre o Doente no Séc. XXI: Cidadão, Decisor e Consumidor.

Instituições

Bolsa 15.000 euros

Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA (GAT)

“Mais participação, melhor saúde”

Bolsas 10.000 euros

Fundação do Gil

Unidade de cuidados paliativos pediátricos ao domicílio

Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão

“Promoção do Conhecimento Terapêutico em Oncologia junto do Público”

Bolsas 5.000 euros

Amigos da Pediatria da Ilha Terceira

"Crescer e ser saudável nos Açores: Rastreio de anemia e carência de ferro na infância"

Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

“Suporte à motivação para a autogestão da pessoa com diabetes através de Comunicação Digital e acesso remoto a dados de Saúde”
 

Projetos

GAT:

Este projeto tem como objetivo promover a instituição da participação de representantes dos doentes e dos cidadãos nos processos de decisão política em saúde em Portugal.

Fundação do Gil:

A Fundação do Gil e o serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa pretendem juntar experiência e sinergias para lançar um serviço de apoio domiciliário destinado a crianças com doença oncológica que estejam a ser acompanhadas por aquele hospital.

Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão:

Com este projeto a Pulmonale quer capacitar doentes, famílias e cuidadores, bem como o público em geral, para um conhecimento e compreensão mais amplos quanto à gama terapêutica, com destaque para a imuno-oncologia.

Amigos da Pediatria da Ilha Terceira:

O objetivo deste projeto é proporcionar o rastreio de anemia e carência de ferro a todas as crianças com 12 meses de idade residentes nas Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa e formar os profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Ilha Terceira, das Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge e Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa.

Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP):

O projeto da APDP visa testar e refinar a operacionalidade e usabilidade de uma plataforma que a associação criou em colaboração com a empresa informática Evolute e que permite o acesso dos utentes aos seus registos médicos, incluindo a marcação de consultas, acesso a informação de análises, prescrições terapêuticas e relatórios médicos.