Campanha 'Lutar contra a FPI'

A campanha 'Lutar contra a FPI' pretende ajudar os doentes, familiares e amigos a saber viver melhor com a doença. 

image

A respiração é para estes doentes uma luta constante. Subir e descer escadas, vestir-se ou pentear o cabelo são gestos que a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) torna difíceis por afetar a respiração. Atualmente, mais de 1 milhão de pessoas, em todo o mundo, sofre com esta doença.

Apesar da FPI ser considerada uma doença rara e grave, não existe muita informação para os doentes ou para os seus familiares que os ajude a saber gerir melhor a sua condição. Sabe-se, por exemplo, que em cada 10 doentes, apenas 1 ouve falar da doença antes do seu diagnóstico.

É neste sentido que nasce, com o apoio da Roche, a campanha ‘Lutar contra a FPI’, com o objetivo de divulgar conteúdos de apoio aos doentes com FPI e a todos que os rodeiam. 

No site lutarcontraafpi.pt, um dos suportes da campanha, é possível encontrar várias informações sobre a FPI, tal como as diferentes opções de tratamento, vídeos de Profissionais de Saúde com várias explicações e conselhos, vídeos de testemunhas de quem vive com este problema, links para associações de doentes, entre outras.